quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jogos Paraolímpicos Londres 2012

Vai começar no dia 29 de agosto os Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos de 2012, em Londres, sede olímpica desta ano. Eu gosto mais de Paraolímpicos. Nesses jogos estão incluídos atletas com deficiência física ( mobilidade, amputação, cegueira ou paralisia cerebral ) e deficientes mentais.

Os jogos "nasceram" na Inglaterra após a segunda guerra mundial com o objetivo de reabilitar os militares atingidos de alguma forma durante as batalhas. São realizados desde 1960 na cidade de Roma. Em Londres teremos o recorde de países, cerca de 150, e atletas, contando com mais de 4200.
Como todo esporte de competição e alto nível, as paraolimpíadas também tem no seu histórico casos de Dopping e Fraudes.

Um dos símbolos paraolímpicos é a bandeira, nela há 3 formas geométricas chamadas de "AGITO" ( do latim eu me movo )  representado em 3 cores mais utilizadas em todas as bandeiras do mundo, vermelho, azul e verde. Ambos "agitos" giram em torno de um ponto central.

Nas paraolimpiadas existe a Classificação Funcional que é determinda por critérios médicos onde, por exemplo, um atleta com lesão na medula não compete contra um atleta amputado de perna. ( veja reportagem completa sobre as classificações funcionais no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos#Novos_tipos_de_defici.C3.AAncia


A maior atleta de todos os tempos é a americana, nadadora Trischa Zorn, com 42 medalhas no total.


Nosso atleta de maior nome e recordista de medalhas é o nadador Clodoaldo Silva ( Tubarão Olímpico ), com 13 medalhas, sendo 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.
Nossa melhor atleta feminina e recordista de todos os tempos é Ádria Santos, velocista dos 100m, 200m e 400m, com 13 medalhas em paraolimpiadas, 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 1 de bronze. Ádria tem mais de 146 medalhas em competições nacionais e mais de 40 medalhas em provas Internacionais.
Compõe esse quadro de super atletas, o nadador Daniel Dias, com 9 medalhas conquistadas em Pequim 2008, 4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Recordista mundial nos 100m e 200m livre, 200m medley e 100m costas, Daniel conquistou 8 medalhas de ouro no Pan do RJ em 2007 e 11 medalhas de ouro no Pan de Guadalajara em 2011. Esse é fera !!





Links  excelente qualidade de fotos e videos -- > http://sergiocpb.wix.com/paralimpiadas#!home/mainPage






Nenhum comentário: